sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Estradas





A vida é uma estrada. Sabemos o ponto de partida e ponto de chegada. Desconhecemos o trajeto, as curvas, o traçado, as retas, o tempo de viagem, o clima. Porém, todas têm um final, um destino derradeiro. Algumas são curtas e outras longas. Algumas são retilíneas e outras curvilíneas. Algumas planas e outras repletas de montanhas, planaltos, planícies, serras, pradarias, campos, vales. Algumas desérticas e outras arborizadas, floridas, com rios e cachoeiras. Algumas têm pontes e viadutos e outras túneis. Algumas são perigosas e outras seguras. Algumas são rápidas, com muitas pistas, sem desvios, sem bifurcações e outras se apresentam com inúmeras decisões e escolhas de rota ao longo do trajeto. Algumas são asfaltadas e outras de terra, esburacadas, sem acostamento, sem sinalização. Algumas estão sempre ensolaradas e outras mergulhadas em neblina densa.

Partimos e planejamos um roteiro. Olhamos para  a frente até onde o horizonte toca o infinito e o olhar se perde na incerteza do traçado da estrada. Seguimos com passos firmes, por vezes, diminuindo a velocidade, por vezes cansados e necessitados de repouso, de alimento, de forças para avançar. Por vezes, até retrocedemos, como se derrapássemos na pista enlameada e que ameaça nos atolar e impedir o avanço na rota.

O momento em que atingiremos o ponto final da estrada ninguém sabe, ninguém tem esta informação. Temos consciência de que a estrada termina, mas não sabemos o dia, a data, nem como isto se dará. Impossível parar e evitar o final da estrada. Se ficarmos parados, a estrada avança como uma esteira rolante e o tempo não perdoa, conduzindo-nos contra a nossa vontade para o ponto final da estrada.


A vida é uma estrada que vale a pena ser percorrida. Com todos os percalços, obstáculos, barreiras no meio do caminho, pedras, avalanches, inundações, neblina, tempestades. O traçado não é calmo e tranquilo, nem retilíneo. O traçado é de constante aprendizado e a cada etapa percorrida desta longa estrada da vida, como canta o cancioneiro popular, aprendemos e crescemos e amadurecemos. A vida não teria graça se fosse uma estrada sem curvas, sem obstáculos, sem paradas, sem pausas, sem hesitações. O importante é seguir na jornada e percorrer a estrada até seu final.


Nenhum comentário: