segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Notas cotidianas

Passadas as férias escolares, o carnaval, São Paulo volta a ser a cidade complicada. Tudo volta ao normal. Meus filhos já começaram as aulas e o rodízio de veículos impõe que chegue ao escritório às 7 da manhã e só saia depois das 20 horas.

Acordei no escuro e vim trabalhar com o farol do carro aceso, vendo o dia amanhecer. Não deixa de ser um belo espetáculo, uma compensação por começar a semana madrugando.

Quanto ao rodízio, acho que está na hora de repensar este sistema. Em São Paulo, devido ao excesso de carros na rua - e na falta de transporte público confiável -, a cada dia da semana o final da placa do carro fica impedido trafegar entre 7 e 10 da manhã e das 17 às 20 horas. Na 2a. feira, são os carros com final de placa 1 e 2, na 3a. feira, os finais de placa 3 e 4, e assim sucessivamente.

No começo de janeiro, atingiu-se a marca de 6 milhões de carros emplacados em São Paulo. Além destes veículos, há uma enormidade de carros que circulam em São Paulo com placas de outras cidades, visando principalmente pagar o IPVA mais baixo. São carros com placa de Curitiba, em sua maioria, já que o IPVA no Paraná é muito mais baixo. Este mundaréu de carros circula e atravanca o trânsito.

O rodízio foi criado como um paliativo temporário. Neste país, isto pode ser traduzido como a única solução que nossos governantes conseguiram engendrar. Nunca é temporário. E passados 10 anos ou mais de rodízio, não há uma alternativa, não há uma nova proposta em discussão, enfim, não se caminhou neste assunto.

Só se fala em ampliar o rodízio, em ampliar área de restrição ou em criar pedágios urbanos. Solução ou alternativa que é bom, nada!

5 comentários:

Lila Rose disse...

Ontem ouvi uma especialista em trânsito urbano dizer que o Rio de Janeiro vai ter que entrar no sistema de rodízio em no máximo seis anos... a coisa aqui tá ficando tão ruim quanto em Sampa.

Bisous e paciência.

Edna Federico disse...

Não me canso de repetir: sempre fui contra o rodízio, não resolve absolutamente nada! Quem tem condições compra um outro carro, muitas vezes velho e isso prejudica mais o trânsito, gera mais poluição.
Por outro lado, as condições fáceis de financiamento hoje em dia, faz com que muitas pessoas tenham condição de comprar carro e o trânsito fica essa zorra total.
Com certeza o assunto é sério e temos que buscar solução.

Fabiola disse...

Rodizio não resolve.
Mas onibus, taxis mais baratos.... mais metros.... acho que seria a saida.
Andar de onibus em sampa em alguns locais pode ser ainda mais caotico.

R Lima disse...

Nessa vida maluca que vivemos a aceleração do crescimento aliada a demanda tecnologica ainda irá nos matar.

Salvador é uma cidade ínfima em relação a São Paulo, mas eu que moro aqui vi em pouco mais de 04 anos acelerar o número de carros na rua e o caos antes só em grandes datas. Pena que a prefeitura não viu isso à tempo e se perdeu em estruturar a cidade.

E ainda ontem msmo no Jornal da Globo falou-se sobre isto. Nunca nos últimos anos se vendeu tanto carro novo (haja faturamento!!!), mas e o caos gerado por isso tudo?

Por isso que digo um dia seremos engolidos pelo monstro que criamos.

Abçs e bom vir aqui...



Texto de hoje: CoRaçÃo...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Simone disse...

sem querer ser pessimista, mas já sendo, eu acho que o trânsito só vai piorar.